Miss Indie: a fada madrinha dos músicos independentes

Miss Indie: a fada madrinha dos músicos independentes
Foto: Julio Guedes

Revista Feitos De Música > Há menos de um ano a Juliana criou a página Miss Indie no Instagram e, desde então, os artistas da cena musical independente são celebrados e estão ganhando uma maior projeção. De onde veio a ideia de criar este IG?

Miss Indie > Durante um período difícil da vida, comecei a frequentar eventos encontrados aleatoriamente no Facebook, como maneira de me distrair. Descobri artistas incríveis assim ao acaso, como o Allbrazz Quarteto, que acompanho até hoje. E aí, conversando com amigos percebi que ninguém sabia o que acontecia pela cidade, culturalmente falando. Eu ficava “como assiiim!?!?! Ah não! Preciso criar uma ferramenta para fazer as pessoas conhecerem esses artistas!” E assim nasceu minha linda Miss Indie.

“Gosto de ressaltar que uma grande ideia nasceu de um momento de caos da vida, dos quais ninguém está livre. Por isso, valorize seus vales, eles podem ser a porta da sua realização”, ressalta Juliana.

Revista Feitos De Música > Você está à frente do evento Coolrock Experience. Conta pra gente sobre este evento e como foi à repercussão da primeira edição em novembro de 2019?

Miss Indie > Eu costumo dizer que eu faço o Coolrock Experience com o carinho que eu faço porque ele é feito pra mim primeiro (risos).

Eu vejo muitos eventos independentes no Rio (e apoio todos que chegam até mim, devido à importância deles!), mas até novembro não tinha conhecido nenhum com a proposta sonora do Coolrock: influências da MPB tropicalista, anos 60, 70, rock alternativo e o que chamamos de indie rock mais recentemente. O Coolrock é o palco pra essas bandas, que são muitas, acredite.

Na primeira edição tivemos a Vício Vintage, uma banda que hoje representa tudo isso que eu descrevi. Contando Bicicletas e Os Caras e Carol também são altamente influenciados por essa ideia. Meu primeiro evento reuniu um público aproximado de 100 pessoas no Coordenadas Bar, Botafogo. Eu quase não acreditei! Uma realização absurda pra mim!

Outra coisa que me move é criar uma estrutura para receber bandas de fora da região metropolitana do estado e que queiram expandir sua visibilidade. Nesse sentido, a segunda edição do Coolrock traz a novidade da parceria com o Rio Forest Hostel para trazer uma banda de Belo Horizonte pro line up. Isso é um feito enorme, visto que o apoio à cultura e à música independente tem sido cada vez mais escasso no Brasil.

Revista Feitos De Música > Fala um pouco mais sobre essas parcerias pela cultura.

Esses empresários são absolutamente necessários no processo de viabilização do evento como um todo, começando pela concepção da ideia de criar um espaço de respeito à profissão de músico. Músico não é músico por falta de opção. Músico é um trabalhador como todos os outros, que amam o que fazem. E devem ser respeitados, com as melhores condições de trabalho que possamos oferecer para eles. Essa é à base da experiência Coolrock, e da Miss Indie.

E faço sim propaganda! Se for se hospedar no Rio de Janeiro, Rio Forest Hostel. E no bar do final de semana, Coordenadas Bar. Vamos apoiar quem nos apóia!

Revista Feitos De Música > Então o nicho alvo da Miss Indie  são os músicos?

Miss Indie > Basicamente. Eu trabalho para que fazer música seja uma atividade sustentável. Todo mundo sabe que fazer música alternativa no Brasil é uma arte pouco valorizada. Se não cuidarmos, daqui a alguns anos, só teremos o mainstream, basicamente escolhido pela massa, e movido pelas grandes gravadoras, chegando às nossas casas. Eu faço o meu pouco para que os músicos independentes continuem, confiem, trabalhem. E eu ajudo buscando ferramentas que levem o trabalho deles além. 

Revista Feitos De Música > O que é ser Feito De Música para você?

Miss Indie > Ser Feito de Música é ser movido por ela. Nada que envolve um ser Feito de Música, nem um fio de cabelo, está isento dessa magnífica arte.

Revista Feitos De Música > Dia 27 de março de 2020, a página Miss Indie completará um ano. Teremos alguma comemoração especial?

Miss Indie > Aaaahhh que festa!!! Vou adiantar em primeira mão para a revista Feitos de Música que o Coolrock Experience 2a edição vai ser a comemoração desse aniversário. Aguardem notícias!!!

Espero que você tenha curtido tanto quanto eu conhecer um pouco mais do trabalho da Juliana Castro à frente do blog Miss Indie. Siga o perfil dela e fique por dentro de todas as novidades

Cristiano De Jesus

Eu, comunicador e sonhador, filho da Dona Rosa e do Sr. João que, enquanto admira às belezas da vida, ouve boas histórias e muitas músicas para criar sua própria trilha sonora.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: